quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Férias trabalhosas


Julho, mês de férias,se divertir, ir pra balada, aaaah que coisa booa.
É realmente seria fantástico se isso tivesse evoluido do mundo da imaginação para nossa realidade,isso porque utilizei 80% das minhas "vacations" para adiantar o meu vídeo documentário (isso que dá nascer pobre, utilizar o pouco tempo que não está camelando, para camelar ainda mais hahaha).

O meu trabalho de conclusão de curso é sobre "Identidade de Gênero" e esse não é um assunto simples, por isso, tive que buscar em livros, artigos e conversar com especialistas para desenvolver o embasamento teórico e me preparar para as entrevistas.
Para mim, a parte teórica está sendo mais complicada, já que artigos e livros sobre o tema não são tão comuns. Em conversa com uma das minhas fontes, Dra Jaqueline Pinto, fui presenteado com um exemplar escrito por ela e sua orientadora, Dra Maria Alves, que caiu do céu.
Ressalto que argumentar sobre o assunto é mais complicado,pois leitura exige atenção, e convenhamos,ler após um dia cheio de trabalho ou aos finais de semana não é nenhum pouco agradável e da meia noite as 6,geralmente, estou ocupado ( não sei se é só comigo,porém eu preciso dormir de vez em quando haha).
Após tanto ler sobre o assunto, brinco, que me considero um sexólogo ou educador sexual,o que me ajuda e muito, já que quando sou questionado sobre o meu TCC me sinto na obrigação de debater o tema e isso me permite refletir e criar pensamentos que farão a diferença na conclusão do projeto.
Porém, um projeto experimental não se limita apenas à parte teórica e por isso, mergulhei na s entrevistas para começar a dar forma ao vídeo documentário. Mas essa experiência eu contarei no próximo post.

See u ;)

domingo, 10 de junho de 2012

Direção



Nosso TCC deve ter uma direção. Portanto, desde o início defina para quem e com qual intenção você está escrevendo seu projeto. 
É para colaborar na academia ?, É para informar ?, Para conscientizar?

Defina e tudo ficará mais fácil. Assim não perdemos o "fio da miada". 
Vale lembrar que devemos SEMPRE escrever na 1ª pessoa do plural = NÓS .

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Não mate o português

Não importa qual curso você está fazendo, se é na área de humanas, biológicas ou exatas o seu TCC será guiado pela língua portuguesa, por isso não maltrate a nossa "língua materna".
Em seu trabalho, a linguagem deverá ser tratada de forma culta.
Evitar o uso de gírias.
Caso, vá ilustrar com histórias e depoimentos, usar sempre o passado.
Outra dica é nunca escrever em 1ª pessoa, e sim, na 1ª do plural, o popular pronome pessoal "nós". 

O site da Folha Online traz uma tabela completa para ajudar todos nós, quando o assunto é gramática.
Confira:



http://www1.folha.uol.com.br/folha/fovest/gramatica.shtml

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Diga NÃO à tentação

Já pensou em ter seu TCC todinho pronto, completinho, sem ter trabalho algum ?
Sim isso pode ser possível, porém, na maioria das vezes é ilegal e corre sério risco desse projeto ser plágio e colocar toda a sua graduação por água abaixo.
Tome cuidado.
Confira na reportagem abaixo:




http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/saiba-como-funciona-o-mercado-ilegal-de-venda-de-monografias/1852926/

quarta-feira, 9 de maio de 2012

A arte de se concentrar


A distração é algo que acompanha o ser humano, e dependendo do seu grau, pode ser prejudicial no trabalho, estudos e até na hora de fazer o TCC. Músicas, acontecimentos externos, televisão, computador e até mesmo o próprio pensamento são os fatores que mais nos distraem.
O computador é um dos nossos maiores “inimigos” quando o assunto é desviar a atenção, afinal de contas, se você assim como eu, é inteirado nas mídias sociais, o fato de ter um notebook, celular ou tablet com internet aumenta nossa vontade e curiosidade de saber o que está acontecendo no Facebook, Twitter e MSN não é mesmo?
Uma das dicas é reservar um tempo exclusivo para o TCC, e nesse tempo se desconectar do Face, evitar os tweets e até mesmo fazer logoff no MSN e e-mail. Além dessa, temos outras dicas que podem te ajudar, confira:
Dê prioridade ao que é mais importante. A relação de tarefas o ajuda a realizar primeiro o que é mais interessante;
Organize-se, fixando metas, datas ou horários; Insista mesmo se a mente fugir algumas vezes

Descanse. Se perder a concentração, pare, respire e tente esvaziar a mente por alguns minutos antes de reiniciar;
O site G1.com também tem dicas interessantes e fundamentais para ajudar a melhorar a concentração na hora dos estudos.
Acesse: 



http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2010/09/falta-concentracao-nos-estudos-veja-dicas-para-evitar-distracoes.html

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Preguiça, a inimiga do TCC


O tempo esfriou, feriado prolongado e a vontade de fazer o TCC ficou aonde mesmo? Acho que ela nem existe né?Porém aí vão algumas dicas para tentar espantar esse pecado capital, que com a chegada do frio, atinge o nível máximo:

Divida a tarefa em partes: Muitas vezes, a preguiça toma conta das pessoas quando a tarefa é grande e difícil. Dividí-la em etapas, com prazos possíveis para cada fase, facilita a execução. Além disso, cada etapa concluída atua como reforço à motivação de seguir em frente.
Noite:
Evite deixar as tarefas para o período noturno, já que devido ao dia cheio, esse é o horário em que estamos exausto e as vezes, até menos concentrados;
Se apenas a noite for o seu horário de "folga", tente tomar um café ou suco para despertar.
Exercite-seO corpo humano é uma máquina que precisa ser aquecida para ter energia. O exercício funciona, inicialmente, para acordá-lo e tirá-lo do estado de "preguiça" O exercício é um ótimo aliado,pois quanto mais parado o corpo fica, mais vontade de fazer nada dá.
Então, bora se mexer.